Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cobre e sua usabilidade.

Cobre e sua usabilidade.

O cobre é um dos metais mais antigos conhecidos pelo homem e tem sido usado há mais de 10 mil anos. É um metal de transição de cor avermelhada e é um excelente condutor de eletricidade e calor, sendo muito resistente à corrosão. Devido a estas propriedades, o cobre tem uma ampla versatilidade de usos, em diversos segmentos industriais.

  Uma das principais aplicações do cobre é na eletricidade. É um dos melhores condutores de eletricidade entre os metais, e é amplamente utilizado para fazer fios elétricos e cabos. O cobre é usado para transmitir e distribuir eletricidade em edifícios, casas e instalações industriais. Além disso, é usado em motores elétricos, geradores e transformadores.

  Outra aplicação importante do cobre é na construção, sendo usado para fazer tubos para água fria e quente, ar-condicionado e sistemas de esgoto. O cobre é resistente à corrosão e não sofre com a pressão, o que o torna ideal para essas aplicações. Além disso, é comumente utilizado como revestimento anti corrosão em estruturas metálicas como: pontes, barcos, edifícios, etc.

  Este metal também é amplamente utilizado na indústria automotiva, para fabricar componentes elétricos como: alternadores e motores elétricos. Além disso, é aplicado para fazer componentes de freio e transmissão, devido à sua resistência à alta pressão e à temperatura.

  Na tecnologia da informação, aplicado em dispositivos eletrônicos, como computadores, telefones celulares e televisores e para fazer circuitos impressos, conectores e outros componentes eletrônicos.

  Vemos ainda, sua utilização na Medicina em variadas aplicações como: próteses ortopédicas, próteses de quadril e joelho, devido à sua resistência à corrosão e sua capacidade de se fundir com o osso. Além disso, é usado em bandagens e curativos para ajudar a combater infecções devido às suas propriedades antimicrobianas.

  O cobre também é usado na fabricação de ligas metálicas, como bronze e latão. Essas ligas são amplamente utilizadas em indústrias como a construção naval, automotiva e de instrumentos musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *